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quinta-feira, 22 de outubro de 2009

RESUMO E RESENHA

RESUMO

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. SP: Atlas, 1991.

1- Conceito: “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto” / “uma apresentação sucinta, compacta dos pontos mais relevantes de um texto”.2- Objetivo: Apresentar com fidelidade idéias ou fatos essenciais contidos num texto, visando fornecer elementos que dispensem a consulta do texto original.

Deve destacar:
a) elementos bibliográficos do texto; sua ficha técnica: sobrenome do autor, nome; título da obra; local da publicação do texto; editora; ano.
b) tipo de texto: a que gênero se filia (literário, didático, acadêmico)
c) resumo do conteúdo: assunto do texto, objetivo, métodos, critérios utilizados, conclusões do autor. Deve ser redigido em linguagem objetiva; não apresentar juízo crítico; preferencialmente usar o verbo na 3ª pessoa do singular e com verbos na voz ativa.
d) Colocar aspectos positivos ou negativos da obra se o resumo for crítico.

3- Tipos / Características:

a) Resumo indicativo (ou descritivo): caracteriza-se como sumário narrativo que elimina dados qualitativos e quantitativos, mas não dispensa a leitura do original. Refere-se às partes mais importantes do texto.
b) Resumo informativo (ou analítico): pode dispensar a leitura do texto original. Deve salientar o objetivo da obra, métodos e técnicas empregados, resultados e conclusões. Evitem-se comentários pessoais e juízos de valor.
c) Resumo informativo / indicativo: combina os dois tipos anteriores. Pode dispensar a leitura do texto original quanto às conclusões.
d) Resumo crítico (ou recensão ou resenha): é redigido por especialistas e compreende análise e interpretação de um texto.

4- Extensão:
A norma da ABNT recomenda que o resumo tenha até 100 palavras se for de notas e de comunicações breves. Se se tratar de resumos de monografias e artigos, sua extensão será de até 250 palavras. Resumo de relatórios e (de) tese podem ter até 500 palavras. Para Rebeca Peixoto da Silva o resumo “que guarde 1/3 ou ¼ da extensão primitiva pode preservar os pontos essenciais”.
A redução excessiva, no entanto, pode prejudicar a comunicação. Ao redator cabe atender para verbos como: é, deve, pode e circunstanciais como: somente, quase, na maior parte, conjunções como: se, a menos que, para que o sentido jamais seja prejudicado. A elaboração de resumos exige mais habilidade de leitura que de escrita.

NOTA:
As justificativas para a realização de pesquisa documental resumem-se em: necessidade de provas (transcrição); obras de bibliotecas públicas devem ser resumidas justamente porque não se tem acesso a elas com facilidade; realização do objetivo da pesquisa (síntese das idéias fundamentais); no caso de obras de fácil acesso e conhecidas, basta uma simples referência.
Exemplos de resumo:

INDICATIVO / DESCRITIVO
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: redação do vestibular. São Paulo: Mestre Jou, 1981.
Estudo realizado sobre redações de vestibulando da FUVEST. Examina os textos com base nas novas tendências dos estudos da linguagem, que busca erigir uma gramática do texto, uma teoria do texto. São objeto de seu estudo a coesão, o clichê, a frase e o discurso indefinido. Parte de conjecturas e indagações apresenta os critérios para análise, o candidato, o texto e farta exemplificação.

INFORMATIVO / ANALÍTICO
Examina 1500 redações de candidatos a vestibulares (1978), obtidas junto à FUVEST. O livro resultou de uma tese de doutoramento apresentada à USP em maio de 1981. Objetiva caracterizar a linguagem escrita dos vestibulandos e a existência de uma crise na linguagem escrita, particularmente desses indivíduos. Escolheu redações de vestibulandos pela oportunidade da obtenção de um corpus homogêneo. Sua hipótese inicial é a existência de uma possível crise na linguagem e, através do estudo, estabelecer relações entre o texto e o nível de estruturação mental de seus produtores. Entre os problemas ressaltam-se a carência de nexos, de continuidade e de quantidade de informações, ausência de originalidade. Também foram objetos de análise condições externas como família, escola, cultura, fatores sociais e econômicos. Um dos critérios utilizados para a análise é a utilização do conceito de coesão. A autora preocupa-se ainda com a progressão discursiva, com o discurso tautológico, as contradições lógicas evidentes, o nonsense, os clichês, as frases feitas. Chegou à conclusão de que apresentam problemas de contradições lógicas evidentes. A redundância ocorreu em 15,2% dos textos. O uso excessivo de clichês e frases feitas aparece em 69,0% dos textos. Somente em 40 textos se verificou a presença de linguagem criativa. Às vezes o discurso estrutura-se com frases bombásticas, pretensamente de efeito. Recomenda a autora que uma das formas de combater a crise estaria e, ensinar a refazer o discurso falho e a buscar a originalidade, valorizando o devaneio. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1987.

1- Conceito: “O resumo é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva das principais idéias do autor da obra”.

2- Objetivo: “A finalidade do resumo consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses etc., permitindo a quem ler resolver sobre as conveniências ou não de consultar o texto completo. O caráter de um resumo depende de seus objetivos em:
a) apresentar um sumário narrativo das partes mais significativas, não dispensando a leitura do texto (resumo indicativo ou descritivo);b) condensar o conteúdo do texto, expondo ao mesmo tempo as finalidades, as metodologias, os resultados obtidos e as conclusões da autoria, dispensando assim, a leitura do texto original; c) analisar um texto, criticando os diferentes aspectos inerentes a ele.

3- Tipos / Características:
a) Resumo indicativo (ou descritivo): quando faz referência às partes mais importantes, componentes do texto. Apenas descreve sua natureza, forma e propósito. Não dispensa a leitura do texto completo.b) Resumo informativo (ou analítico): quando contém todas as informações principais apresentadas no texto: o assunto da obra, o objetivo, os métodos e as técnicas empregados, os resultados e as conclusões. Pode dispensar a leitura do texto original. Não deve haver comentários pessoais e juízos de valor.c) Resumo crítico: quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma no que se refere aos aspectos metodológicos, do conteúdo, do desenvolvimento da lógica da demonstração das técnicas da apresentação das idéias principais. No resumo crítico não pode haver citações.

FIORIN, José Luís; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1997.
1- Conceito: “É representar, com as próprias palavras, os pontos relevantes de um texto. No resumo, deve-se considerar cada uma das partes essenciais do texto, a progressão em que elas se sucedem e a correlação que o texto estabelece em cada uma dessas partes. Para resumir é necessário compreender antes o conteúdo global do texto.

PROCEDIMENTOS DE LEITURA:
a) Para a compreensão global do texto, uma leitura ininterruptamente, do começo ao fim, com a preocupação de responder a seguinte pergunta: de que trata o texto? Foi escrito para falar sobre o quê?b) Segunda leitura mais atenta: vocabulário, estrutura sintática, elementos coesivos, recursos argumentativos...c) Fazer segmentação do texto em blocos de idéias: introdução / desenvolvimento / conclusão / divisão em parágrafos. Outro exemplo: o capítulo em um livro.d) Redação final com as próprias palavras, procurando não só condensar os segmentos mas encadeá-los na progressão em que se sucedem no texto e estabelecer as relações entre eles.
Exemplo de resumo: Cada sistema social concebe a ordenação do espaço de uma maneira típica. No Brasil, o espaço não é concebido como um elemento independente dos valores sociais, mas estão embebidos neles. Expressões como “em cima” ou “em baixo”, por exemplo, não exprimem propriamente a noção de altitudes, mas indicam regiões sociais. Avenidas e ruas recebem nomes indicativos de episódios históricos, de acidentes geográficos ou de alguma característica social ou política. Nas cidades norte-americanas, a orientação especial é feita pelos pontos cardeais e as ruas e avenidas recebem um número e não um nome. Concebe-se, então, o espaço como um elemento dotado de impessoalidade, sem qualquer relação com os valores sociais. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 19. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p. 102.

1. Conceito: Resumo (ou síntese) é uma forma de trabalho científico que consiste na síntese das idéias e não das palavras do texto. Deve-se manter fiel às idéias do autor sintetizado. O resumo é feito em diferentes níveis de profundidade conforme o objetivo a que se propõe.
GUIA DE ESTUDOS PARA CONCURSO DE ADMISSÃO À CARRERIA DE DIPLOMATA. Instituto Rio Branco. Ministério das Relações Exteriores, 2001. p 33-42.
1. Conceito: o resumo deve conter o essencial e omitir o que é acessório ou secundário do texto. O resumo não pode incluir dados ou interpretações que não constem no original.
Outras características:
- O gênero é o da prosa expositiva (narrativa ou poema deve ser redigido em forma de relato ou descrição do assunto ou fato)- É conveniente que o candidato trate a questão como se fora uma notícia sobre o assunto, dando-lhe estrutura em parágrafos.Obs: O primeiro parágrafo deve indicar: o tema geral do texto; is autores, e as fontes bibliográficas. - Deverá ter a extensão correspondente a uma quarto do original.
Exemplo: Maria Marta Pereira Scherre, no texto “Pesquisa Variacionista e Ensino: Discutindo o Preconceito lingüístico” (Pesquisa e Ensino da Língua: contribuições da Sociolingüística, UFRJ/CNPQ. Rio de Janeiro. 1996), faz uma reflexão acercado que entende como “preconceito lingüístico”: a imposição, nas escolas, da chamada norma culta como forma de manutenção do “status quo”, um dos mais aviltantes meios de preconceito social, vez que expressões lingüísticas consideradas inaceitáveis – e quem as produz- são relegadas a uma casta inferior.
Essa imposição é feita de forma sutil no intuito de esconder sua ferocidade: a “boa língua” vai sendo instalada lenta, mas constantemente, sufocando “desvios”, até que dois blocos sejam compostos: o primeiro formado pode aqueles que aprenderam as minúcias das regras, usando-as a seu favor; o segundo, pelos que não se enquadram, cujo destino é servir o primeiro. Segundo a visão sociolingüística, está-se perdendo a perspectiva da finalidade da língua, a comunicação em primazia da forma como essa comunicação é feita, como se fazer a concordância fosse mais importando do que saber com o que está concordando.A autora conclui não pelo fim das regras, mas que elas sejam feitas considerando-se a riqueza, a pluralidade dos valores, tornando o seu estudo interessante justamente por refletir essa gama de variações lingüísticas. De outra forma a língua nada mais será se não um instrumento (letal) de dominação, deixando a comunicação num plano insignificante.

RESENHA

SEVERINO , Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 19. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
Resenha Bibliográfica
Resenha, recensão, revista de livros ou analise bibliográfica de uma síntese ou um comentário dos livros publicados feitos em revista especializada das várias áreas da ciência, das artes e da filosofia. Uma resenha pode ser puramente informativa, limitando-se a expor o conteúdo do texto resenhado com a maior objetividade possível. Pode ser crítica, além de exposição objetiva do conteúdo do texto, tecendo comentários críticos e interpretativos, discutindo, comparando, avaliando o texto como um todo.
Resenha
Resenhar significa fazer uma relação das prioridades de um objetivo, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem. A resenha pode ser puramente descritiva, sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.
A resenha descritiva apresenta:
a) uma parte descritiva em que se dão informações sobre o texto:
- nome do(s) autores (es);
- título completo e exato da obra (ou do artigo);
- nome da editora e, se for o caso, da coleção de que faz parte a obra.
- lugar e data da publicação;
- número de volumes e páginas;
b) uma parte com o resumo do conteúdo da obra:
- indicação sucinta do assunto global da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método, tom etc.);
- resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.
Na resenha, além dos elementos já mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as idéias do autor , o valor da obra etc.
LAKATOS
Resenha crítica
Resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.
A resenha, em geral, é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem a capacidade de juízo crítico. Também pode ser realizada por estudante; nesse caso, como exercício de compreensão e crítica.
Para a elaboração de uma resenha crítica são necessários alguns requisitos básicos:
- conhecimento completo da obra;
- competência da matéria;
- capacidade de juízo de valor;
- independência de juízo;
- correção e urbanidade;
- fidelidade ao pensamento do autor.
A resenha responde a uma série de questões:
a) assunto, característica, abordagem;
b) conhecimentos anteriores, direcionamento;
c) acessibilidade, agradabilidade;
e) disposição correta, ilustrações adequadas.
Estrutura da resenha crítica :
- Referência bibliográfica;
- Credenciais do autor;
- Conhecimento (resumo detalhado das principais idéias);
- Conclusão do autor da obra;
- Quadro de referência do autor (modelo teórico, método usado);
- Apreciação do resenhista;
- julgamento da obra (contextualizar teoricamente);
- mérito da obra (contribuição);
- estilo (concisão, clareza, linguagem);
- forma (lógica, originalidade);
- indicação da obra (a quem é dirigida).
MEDEIROS
Conceitua-se a resenha como relato minucioso das prioridades de um objeto, ou de suas partes constitutivas. É um tipo de redação técnica que avalia precisa e sinteticamente a importância de uma obra cientifica ou de um texto literário. A resenha pode envolver vários tipos de manifestações artísticas, como peças teatrais, filmes e outros.
MODELO DE RESENHA
LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992.
Considerando Luckesi (1992), a educação pode ser discutida em sua conexão com a sociedade a partir de três dimensões. Cada dimensão tem características específicas e o autor garante que ainda estão presentes no atual contexto educacional. Concordamos com essa afirmativa, pois temos presenciado as três posturas em diversos ambientes de ensino.
A primeira dimensão é apresentada pelo autor com a denominação de Redentora. Nessa dimensão, a escola é ativa em relação à sociedade (Escola = Sociedade). Essa ação da escola é para integrar os elementos à sua estrutura, ao todo social. Nessa perspectiva, caberá à educação: adaptar o indivíduo ao meio; reforçar os laços sociais; configurar e manter o corpo social; curar as mazelas sociais; recuperar a harmonia perdida; restaurar o equilíbrio; reordenar o social; regenerar os que estão à margem da sociedade.
Entendemos que tais atribuições dadas à educação colocam-na em posição de salvadora e realmente redentora dessa sociedade conturbada e confusa. O alvo dessa educação são as crianças. O principal mentor intelectual é Comênio e sua obra sobre a didática. Tais características são evidentes na educação tradicional e na escolanovista.
A segunda dimensão apontada pelo autor é a Reprodutora. Aqui, a escola é totalmente passiva diante da sociedade (escola = sociedade). Essa passividade reflete seu papel de mera reprodutora do meio. Não há determinações, mas somente constatações. O autor aponta que: a educação reproduz a sociedade; reproduz a força de trabalho; reproduz saberes práticos; ensina as regras dos bons costumes; reproduz a submissão/capacidade de manejar; enfim, faz a sujeição ideológica.
A terceira dimensão referida pelo autor é a Transformadora . Nesta, a escola volta a ser ativa, mas de uma maneira positiva, pois poderá: realizar e mediar um projeto de sociedade; trabalhar pela democratização; partir dos condicionantes históricos; atingir objetivos sociais e políticos; criticar o sistema; propor mudanças; agir na realidade.
Pensamos que essa dimensão é o nosso maior desafio. Acreditamos que por meio de estratégias participativas e construtoras de novos saberes, estaremos em melhores condições de propor transformações e de criar projetos concretos que visem a um novo contexto social e humano. Urge uma nova educação, novos educadores, novos educandos. Eis o desafio!!
Vejamos agora um esquema explicativo de como elaborar uma Resenha:

Momento 1: Leia o texto sem marcar nada. Para identificar a idéia/ mensagem central. Não sublinhe, não marque o texto, não anote nada, simplesmente leia do início ao fim. Ao final, pergunte-se: qual é a idéia/ mensagem principal do texto? E as secundárias? Do que trata o texto? Se você não conseguir responder a essas perguntas, leia de novo, responda e passe para o segundo momento. Momento 2: Leia para destacar os trechos significativos e representativos da idéia central e informações complementares. Sublinhe, marque, faça os destaques dos parágrafos significativos.

Momento 1: Faça uma folha de rosto para o seu fichamento.
Momento 2:
Momento 3: Comece fazendo um resumo, sintetizando o conteúdo do texto. Exemplo: O texto trata do tema meio ambiente. O autor defende a idéia de que....... Segundo o autor....... Para o autor....... O autor também refere-se a......
Momento 4: Faça as transcrições para o seu fichamento dos trechos que marcou, que sublinhou. Após cada trecho coloque o número da página entre parênteses. Exemplo: O autor refere que: “o meio ambiente deve ser preservado” (p. 34), “a natureza precisa de cuidados tanto quanto os seres humanos” (p. 35)...
Momento 5 : Faça , agora , seus comentários sobre o que entendeu, como entendeu o texto. Escreva sua opinião, seu entendimento sobre as idéias contidas no texto. Exemplo: A meu ver o texto.... Entendo que o meio ambiente deve... Acredito que a natureza... Penso... . Comece escrevendo a bibliografia do texto, segundo as normas da ABNT;

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