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terça-feira, 6 de outubro de 2009

O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO DA APREMDIZAGEM

POR QUE AVALIAR? COMO AVALIAR?
Ilza Martins Sant’Ana

Profº JOSE FRANCISCO SOARES DOS SANTOS
– O professor e avaliação
– O aluno e a avaliação
– Definições de avaliação.
– Modalidades da avaliação.
– Função da avaliação.
– Tipos de avaliação
– Critérios de avaliação.

O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO
Segundo Sant’Ana:
“O professor é um educador. Educação é um ato essencialmente humano”.
“O homem, porém, é um ser limitado, precisa de outro para viver, para se realizar, (...) esta condicionado aos valores da sociedade.

Segundo Piaget:” não há operação sem cooperação, o que indica a participação dos colegas e do professor como problematizador.
• Assim cabe ao professor:
• Organizar situações de aprendizagem.
• Oportunizar o contato do aluno com o ambiente de forma real e significativa.

• A avaliação precisa dá resposta as seguintes perguntas:
• Os objetivos foram alcançados?
• O tempo previsto para as atividades foi suficiente?
• O programa foi cumprido?
• A avaliação terá como pressuposto oferecer ao professor oportunidade de verificar, continuamente, se as atividades métodos, procedimentos, recursos e técnicas.
• O professor promoverá a
• A articulação de toda a vida escolar.
• Do privilegiar a evolução socio-afetiva.
• Da construção coletiva as resoluções de atividades.

O aluno e a avaliação

• O aluno ainda é uma vitima porque nem todos conhecem:
• Os objetivos da avaliação.
• Os critérios.
• A função.
• O aluno num pode ser individuo passivo e o professor a autoridade que decide.

Definições de Avaliação.
• Primeiro veremos o texto nas paginas 28 e 29.

Modalidades da avaliação:

Diagnostica
• É a avaliação que tem por objetivo verificar o nível em que um discente (turma, série, curso) demonstra dominar os objetivos previstos para iniciar uma série, disciplina, unidade didática (UD) ou assunto.
• Visa determinar a presença o a ausência de conhecimentos inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem.
• Ocorre no inicio de cada ciclo de estudo.

Formativa
• É realizada com objetivo de informar o professor e o aluno sobre o resultado da aprendizagem.
• Ocorre durante o processo ensino-aprendizagem
• É interna ao processo, contínua e interativa e é centrada no aluno.
• Também tem caráter diagnóstico.
• Ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar e reavaliar todas as etapas do processo ensino-aprendizagem.
• Possibilita o acompanhamento da aquisição e domínio das competências, e adequa o ensino às necessidades de ajustes na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno.
• É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a desenvolver as competências adquiridas ao longo do processo.

Somativa
Possibilita balanços tendo em vista os objetivos e
Competências pretendidos. Exprime resultados de aprendizagens. Seus dados subsidiam o replanejamento do ensino para a próxima etapa.

Fornece informações quanto ao rendimento do aluno
em termos parciais ou finais .

Função da avaliação
• A importância da avaliação bem como os seus procedimentos tem s modificados no decorrer do tempo sofrendo influencia das tendencias de valorização que se acentua a cada época.
• Considera-se a avaliação dos resultados do ensino-aprendizagem de grande relevancia porque permite:
• 1-oferecer informações fundamentais para o processo de tomada de decisões quanto ao curriculo.
• 2 –melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

São funções gerais da avaliação
• Fornecer bases para o planejamento.
• Possibilitar a seleção e a classificação de pessoal (professores, alunos e especialistas)
• Ajustar políticas e práticas curriculares.

São funções especificas da avaliação
• Facilitar o diagnóstico.
• Melhorar o ensino.
• Estabelecer situações individuais de aprendizagem.
• Interpretar os resultados e dificuldades.
• Promover, agrupar os alunos.

Propósitos DIAGNOSTICA
• Determinar a presença ou a ausência de habilidades ou pré-requisitos.
• Identificar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem

FORMATIVA
• Informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades escolares.
• Localiza deficiência na organização na organização do ensino de modo a possibilitar a reformulações nos mesmos e aplicações de técnicas de recuperação do aluno
CLASSIFICATÓRIA
• Classificar os alunos ao fim de um semestre, curso anos segundo níveis de aproveitamentos.

Época
Diagnostica
No inicio do ano letivo, semestre, curso.
Durante o ensino, quando o aluno indicar incapacidade em seu desempenho escolar

Formativa - Durante o ensino
CLASSIFICATÓRIA - No final de um semestre, ano letivo ou curso.

Instrumentos
DIAGNOSTICA
Pré-teste
Teste padronizado de rendimento
Ficha de observação
Instrumento elaborado pelo professor

FORMATIVA
Instrumentos especificamente planejados de acordo com os objetivos propostos
CLASSIFICATÓRIA
Exame, prova ou teste final.

Tipos de avaliação
• Avaliação de contexto
• Avaliação de insumo
• Avaliação de processo
• Avaliação de produto.

• Ver paginas 40 a 43 do texto.

Comparação entre provas objetivas e provas de dissertação. - Ver página 75

Atividade
• Leia o texto o professor e a avaliação entre as paginas 23 e 83 Construa um texto dissertativo abordando os temas apresentado
• O professor e avaliação
• O aluno e a avaliação
• Definições de avaliação.
• Modalidades da avaliação.
• Função da avaliação.
• Tipos de avaliação
• Critérios de avaliação.
se possível converse com professores para identificar os tipos de avaliações aplicado nas escolas.
O texto deve ter 2 ou 3 paginas.

Poderá ser feito em dupla, trio ou individual.
Entregar dia 20/10 turma do 7º semestre

Entregar dia 19/10 turma do 5º semestre




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