SEJA BEM VINDO!!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

TRABALHO DA 2ª UNIDADE

Apresentação dia 13 de maio
Cada grupo fará uma apresentação do material estudado evidenciando sua contribuição para metodologia do ensino da historia.

Grupo 01 - O saber e o histórico em sala de aula pag. 29-47

Grupo 02 - As fontes históricas e o ensino da história – pag. 89-109
Fonte histórica municipais. Ira procurar em seu município algumas fontes históricas que marcaram a região, seja ela escrita, imagem outra fonte qualquer.

Grupo 03 – Grupo espaço e tempo –
Historia da povoação da cultura do município. Pesquisará a historia da povoação no município, como também as tradições culturais, festas entre outras que ainda continua viva na mente dos munícipes.

Grupo 04 – O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto.
Datas comemorativas- como pode ser trabalhada as datas comemorativas? Evidenciar as datas comemorativas do município, e porque estas datas tornaram importante para o local.

Grupo 05 – A formação do professor- pag 151-165

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR

É A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA AS RELAÇÕES QUE OS HOMENS ESTABELECEM ENTRE SÍ, ATRAVÉS DOS TEMPOS PARA CONSTRUIR OU TRANSFORMAR UM ESPAÇO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIOCULTURAL.
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
•- Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
•- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
•- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
•- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa)
•- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.
FINALIDADES DA HISTÓRIA
DESENVOLVER A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA;
CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS E AGENTES HISTÓRICOS;
AQUISIÇÃO DA CAPACIDADE DE ANÁLISE DA RELAÇÃO PASSADO/PRESENTE.
A história percorreu vários caminhos desde a sua implantação e foi sustentada por diferentes concepções de historia e de tendências historiográficas.
Os principais conteúdos da história do Brasil tinham como objeto de estudo a constituição e a formação da nacionalidade, com seus heróis e marcos histórico, sendo a pátria o principal personagem desse tipo de ensino.
AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA HISTÓRIA NO BRASIL
Temos as transformações quanto a visão das ciências, Função do ensino, Função do professor X aluno, Conteúdo e Avaliação conforme mostra a apostila.
UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA EM HISTÓRIA
PRIMEIRA FASE:
 O ENSINO E A INVESTIGAÇÃO DAS IDÉIAS HISTÓRICAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES
SEGUNDA FASE:
 A APRENDIZAGEM E A COMUNICAÇÃO DAS IDEIAS HISTÓRICAS ELABORADAS PELOS ESTUDANTES
TERCEIRA PARTE:
 AVALIAÇÃO A METACOGNIÇÃO HISTÓRICA DOS ESTUDANTES
Pensamento
Uma boa estrada é, ao mesmo tempo, prisão e liberdade; há que se ir por ela para aumentar a rapidez e segurança, mas é preciso esta atento á eficácia dos atalhos e à alegria e à plenitude da paisagem.Danilo Gandim.

Pesquise aqui

obrigado por sua visita:
sugestão? zefrancisco1393@bol.com.br