Apresentação dia 13 de maio
Cada grupo fará uma apresentação do material estudado evidenciando sua contribuição para metodologia do ensino da historia.
Grupo 01 - O saber e o histórico em sala de aula pag. 29-47
Grupo 02 - As fontes históricas e o ensino da história – pag. 89-109
Fonte histórica municipais. Ira procurar em seu município algumas fontes históricas que marcaram a região, seja ela escrita, imagem outra fonte qualquer.
Grupo 03 – Grupo espaço e tempo –
Historia da povoação da cultura do município. Pesquisará a historia da povoação no município, como também as tradições culturais, festas entre outras que ainda continua viva na mente dos munícipes.
Grupo 04 – O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto.
Datas comemorativas- como pode ser trabalhada as datas comemorativas? Evidenciar as datas comemorativas do município, e porque estas datas tornaram importante para o local.
Grupo 05 – A formação do professor- pag 151-165
sexta-feira, 23 de abril de 2010
segunda-feira, 12 de abril de 2010
A HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR
É A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA AS RELAÇÕES QUE OS HOMENS ESTABELECEM ENTRE SÍ, ATRAVÉS DOS TEMPOS PARA CONSTRUIR OU TRANSFORMAR UM ESPAÇO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIOCULTURAL.
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
•- Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
•- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
•- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
•- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa)
•- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.
FINALIDADES DA HISTÓRIA
DESENVOLVER A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA;
CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS E AGENTES HISTÓRICOS;
AQUISIÇÃO DA CAPACIDADE DE ANÁLISE DA RELAÇÃO PASSADO/PRESENTE.
A história percorreu vários caminhos desde a sua implantação e foi sustentada por diferentes concepções de historia e de tendências historiográficas.
Os principais conteúdos da história do Brasil tinham como objeto de estudo a constituição e a formação da nacionalidade, com seus heróis e marcos histórico, sendo a pátria o principal personagem desse tipo de ensino.
AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA HISTÓRIA NO BRASIL
Temos as transformações quanto a visão das ciências, Função do ensino, Função do professor X aluno, Conteúdo e Avaliação conforme mostra a apostila.
UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA EM HISTÓRIA
PRIMEIRA FASE:
O ENSINO E A INVESTIGAÇÃO DAS IDÉIAS HISTÓRICAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES
SEGUNDA FASE:
A APRENDIZAGEM E A COMUNICAÇÃO DAS IDEIAS HISTÓRICAS ELABORADAS PELOS ESTUDANTES
TERCEIRA PARTE:
AVALIAÇÃO A METACOGNIÇÃO HISTÓRICA DOS ESTUDANTES
Pensamento
Uma boa estrada é, ao mesmo tempo, prisão e liberdade; há que se ir por ela para aumentar a rapidez e segurança, mas é preciso esta atento á eficácia dos atalhos e à alegria e à plenitude da paisagem.Danilo Gandim.
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
•- Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
•- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
•- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
•- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa)
•- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.
FINALIDADES DA HISTÓRIA
DESENVOLVER A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA;
CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS E AGENTES HISTÓRICOS;
AQUISIÇÃO DA CAPACIDADE DE ANÁLISE DA RELAÇÃO PASSADO/PRESENTE.
A história percorreu vários caminhos desde a sua implantação e foi sustentada por diferentes concepções de historia e de tendências historiográficas.
Os principais conteúdos da história do Brasil tinham como objeto de estudo a constituição e a formação da nacionalidade, com seus heróis e marcos histórico, sendo a pátria o principal personagem desse tipo de ensino.
AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA HISTÓRIA NO BRASIL
Temos as transformações quanto a visão das ciências, Função do ensino, Função do professor X aluno, Conteúdo e Avaliação conforme mostra a apostila.
UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA EM HISTÓRIA
PRIMEIRA FASE:
O ENSINO E A INVESTIGAÇÃO DAS IDÉIAS HISTÓRICAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES
SEGUNDA FASE:
A APRENDIZAGEM E A COMUNICAÇÃO DAS IDEIAS HISTÓRICAS ELABORADAS PELOS ESTUDANTES
TERCEIRA PARTE:
AVALIAÇÃO A METACOGNIÇÃO HISTÓRICA DOS ESTUDANTES
Pensamento
Uma boa estrada é, ao mesmo tempo, prisão e liberdade; há que se ir por ela para aumentar a rapidez e segurança, mas é preciso esta atento á eficácia dos atalhos e à alegria e à plenitude da paisagem.Danilo Gandim.
Assinar:
Postagens (Atom)